Carregando!

O VINHO ALVARINHO NO CAMINHO PORTUGUES A SANTIAGO DE COMPOSTELA

Publicado em: 07/07/2018
O VINHO ALVARINHO NO CAMINHO PORTUGUES A SANTIAGO DE COMPOSTELA

Além da abordagem  espiritual  ao se fazer o caminho, temos outros atributos tais como: Gastronomia da região, Cultura, visita a  Monumentos e cidades do Caminho e interação com o pessoal onde se passa.

 

No caso do Caminho Portugues a Santiago de Compostela algo famoso, e delicioso, é o seu vinho ALBARINO (nome na Espanha) ou ALVARINHO (nome em Portugal), sendo a casta a mesma.

 

Não está claramente identificada se a casta é originária da Galícia ou do Minho, mas para os apreciadores de vinhos o bom é a qualidade do ALVARINHO.

 

A casta Alvarinho é a mais nobre das castas da Região Demarcada dos Vinhos Verdes. A natureza, única no mundo, do vinho Alvarinho exige que seja bebido fresco, a uma temperatura entre os 8° e os 10° C, mas arrefecido lentamente para que conserve o aroma, com garrafa aberta vinte a trinta minutos antes de ser apreciado.

 

Mas o começo da sua história moderna, a 1.ª revolução no setor, podemo-la situar na década de 30, com o aparecimento no mercado de Portugal da marca «Cêpa Velha», da empresa “Vinhos de Monção”. Depois apareceram o “Alvarinho” da Adega Cooperativa, o “Palácio da Brejoeira”, “ Deu-la-Deu”, da Real Vinícola e, só no começo da década de oitenta é que foi lançado o 1.º vinho Alvarinho engarrafado em Melgaço, o “Solheiro”.

A 2.ª revolução penso poder datá-la em 1986, quando depois de uma acentuada crise comercial a Adega Cooperativa de Monção, sofreu um novo impulso organizativo e técnico e adotou uma nova estratégia comercial, possibilitando uma melhor valorização das uvas e um pagamento mais atempado aos seus sócios.

 

Os frutos desta nova gestão da Adega geraram uma nova apetência dos lavradores dos dois concelhos por este setor agrícola e uma nova dinâmica, quer a nível da viticultura, quer a nível da elaboração e acondicionamento dos vinhos, bem como na sua comercialização.

 

Por consequência, com a reconversão de vinhedos existentes, com o investimento de muitos emigrantes regressados e com a comparticipação financeira dos fundos comunitários foi mudando, para bem, a paisagem rural dos dois concelhos.

 

A partir da década de 90, surgiram vários produtos e diversas marcas.

Instalaram-se muitas e boas vinhas segundo os melhores critérios técnico-científicos; praticou-se uma viticultura qualificada; produziram-se vinhos Alvarinhos de excelência; aliando o uso das novas tecnologias com os tradicionais métodos de enologia, fazendo da vitivinicultura de Monção e Melgaço um modelo para qualquer região.

 

BEM! VAMOS FAZER O CAMINHO PORTUGUES A SANTIAGO DE COMPOSTELA PARA BEBER O VINHO ALVARINHO OU CONVERSAR ? rsrs

PARCEIROS:

screenshot_3-300x97.png viva-300x122.jpg

BRASIL

Tel: +55 11 9.9162-0128 (Whatsapp).

End: Rua Alvorada 735,

04550-003, Vila Olimpia,

São Paulo.

 

PORTUGAL

End: Rua da Bela Vista 79

2825-164, Caparica, Almada, Portugal

Tel: +351 913 869 260 (Whatsapp).

E-MAIL

zeliamferreira17@gmail.com

mcorreia@gmail.com

 

Caminhadas e Passeios

Caminho Porto - Santiago ( 230 km )  e Caminho Valença do Minho- Santiago ( 110 km) 

 

 

 

 

Viva Santiago de Compostela - Turismo em Portugal
Facebook
WhatsApp
YouTube
Blogger