Localizado a cerca de 90 km de Santiago de Compostela, é destino final para parte dos peregrinos do caminho de Santiago. Esta tradição, que parece remontar séculos atrás, poderia provir quer do culto à Ara Solis (culto em honra do Sol) quer da existência de hospitais em Cee, Corcubión e a mesma Finisterra.
O farol existente foi construído em 1853. A torre mede 17 metros e a sua luz, situada a 143 metros de altura acima do nível do mar, alcança mais de 30 milhas náuticas. A constante névoa do Inverno provocou que lhe fosse acrescentada uma sirene em 1888, a Vaca de Finisterra, para avisar os navegantes do perigo existente. Assim siga os passos dos discípulos de Santiago e caminhe até ao “fim da terra” para descobrir uma região encantada repleta de tradições.
Segundo se conta, executado o Apóstolo Tiago na Palestina, os seus discípulos transportaram o corpo para a Galiza numa milagrosa barca de pedra, atendendo ao desejo de Santiago de que seus restos repousassem na terra onde realizou o seu trabalho evangelizador. Os discípulos de Santiago foram à desaparecida cidade de Dugium (actual Fisterra) para requerer a autorização de um legado romano para enterrar o Apóstolo.
O Caminho Jacobino de Finisterra (ou Finisterre) é a descrição mais fiel do grito histórico do peregrino, que exclamou “Ultreia!” (mais além!). E está realmente além do objetivo de Compostela – depois de ter venerado os restos do apóstolo São Tiago – quando muitos peregrinos decidem descobrir o fim do mundo e não hesitam em continuar a sua caminhada por mais uns dias.
Tel: +55 (11) 99936-6724 (WhatsApp)
Sorocaba - SP
Av Paraná 4495, Cajuru do Sul
CEP.: 18105-002
Tel: +351 913-869-260 (WhatsApp)
Rua da Bela Vista, 79
2825-164, Caparica, Almada
zeliamferreira17@gmail.com
Caminho Porto - Santiago ( 230 km ) e Caminho Valença do Minho- Santiago ( 110 km)
Caminhada a Santiago Compostela VALENÇA
Caminho à Santiago Compostela do PORTO
Passeios: LISBOA e PORTUGAL exclusivos