carregando!

PERGUNTAS FREQUENTES

Tudo o que precisa no seu Caminho

Porque é importante fazer o caminho com conforto e segurança ?

A importância principal para se fazer o caminho é ter plenas condições de usufruir o ambiente de introspecção e espiritualidade que ele nos trás durante todo o percurso.

Por isso um repouso adequado em cada cidade que chegamos, ficando num hotel/pensão adequados, aliados ao fato de um esquema de orientação 24h/dia ( monitorado ou com peregrinos experientes por perto ) são quesitos fundamentais.

Não e necessário se dormir desconfortavelmente, se sofrer fisicamente, ter medo de se perder, ou falta de ajuda num momento critico.

 

- Qual a melhor altura do ano para realizar o Caminho?

O Caminho pode ser percorrido em qualquer altura do ano, no entanto os meses mais recomendáveis são, Março, Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro. 

- O Caminho está bem sinalizado?

O Caminho Português de Santiago entre o Porto e Santiago está bem sinalizado. Em Portugal o modelo de sinalização são setas amarelas pintadas ao longo do percurso e que vão indicando as necessárias mudanças de direção. Em Espanha além das setas amarelas o caminho é sinalizado com azulejos onde está representada uma vieira, indicando a direção a seguir.

 

-  O que é necessário para realizar o caminho?

O mais importante é ter vontade! Com a reserva do itinerário enviaremos um conjunto de recomendações para a preparação da sua viagem.

 

- O que é um ano Jacobeu?

São anos em que o dia de Santiago (25 de Julho) é um Domingo. Os anos Jacobeu acontecem ciclicamente a cada 6, 5, 6 e 11 anos. O último ano Jacobeu foi em 2010 e o próximo será em 2021.

 

- O que é a Credencial de Peregrino?

A Credencial do Peregrino é um documento que o identificará como Peregrino ao longo de todo o percurso e na chegada a Santiago, constituindo a versão atual dos antigos salvo-condutos. Depois, durante a caminhada, irão colhendo nela carimbos dos Albergues, Igrejas, Polícia, entidades administrativas ou estabelecimentos comerciais que comprovem a passagem. chegar a Santiago apresente-a na Oficina do Peregrino, que fica muito próxima da Catedral e receberá a Compostela.

 

- O que é a Compostela

É um certificado do cumprimento da Peregrinação, outorgada pelo Secretário Capitular, válida apenas para quem tenha percorrido, pelo menos os últimos 100 km a pé ou a cavalo ou 200 km de bicicleta.
A Compostela é emitida na Oficina do Peregrino, situada na Rua do Villar, junto à Catedral de Santiago, mediante a apresentação pessoal da Credencial do Peregrino.

 

- Quem pode realizar o Caminho?

Qualquer pessoa que o deseje. A idade e a condição física não são condicionantes à realização desta experiência. É possível adaptar a extensão das etapas à condição física de cada pessoa. Contacte-nos para melhor planejar o seu Caminho.

 

- Quais os requisitos de preparação física?

E aconselhável, antes de iniciar o Caminho, efetuar alguma preparação física de modo a adaptar o organismo a caminhadas longas. Recomendamos que inicie a preparação com pelo menos um mês de antecedência, efetuando caminhadas diárias, cuja extensão deverá aumentar progressivamente.

 

- É possível fazer o Caminho sozinho?

Sim. O Caminho de Santiago pode ser realizado por apenas 1 pessoa. No Caminho encontrará certamente a companhia de outros Peregrinos.

 

- Sugestão de equipamento a levar:

Caso optem por transportar uma mochila às costas, esta deve ser impermeável, sem varas, reforçada nas costuras, almofadada nas costas, com um sistema de sujeição adaptável ao tipo de marcha e com a capacidade máxima de 45 litros ou 8 kg. Não há mochila leve que não se torne pesada ao fim de alguns quilómetros, nem tão completa que não se verifique sempre alguma falta. Podem acrescentar, se assim o entenderem telemóvel (com “roaming” + carregador), máquina fotográfica, mapa ou guia do Caminho e um bloco de notas e esferográfica. Não esqueçam o Bilhete de Identidade, Boletim de Saúde, Credencial do Peregrino, Cartão de Crédito e alguns Euros.

Quanto ao vestuário, para a caminhada, escolham 2 ou 3 pares de calças ou calções, 2 ou 3 “T-shirts” ou pólos de algodão, uma camisola para as noites frias ou um blusão de forro polar, várias mudas de meias e sem costuras, roupa interior e um impermeável (até no Verão é frequente a chuva).

Se tiverem a oportunidade de ter um carro de apoio, transportem apenas uma pequena mochila com água, alimentos, um estojo de primeiros socorros, uma muda de meias e um impermeável caso comece a chover. Quanto ao calçado um par de botas de “trekking” com impermeabilização , um ou dois números acima, bem usadas e cómodas (não as estreiem na caminhada) e calçado para o descanso ao fim de cada etapa. Não se aconselham sandálias.

Devem ainda incluir elementos para a higiene pessoal, toalha de banho, um chapéu, gorro ou boina, um cantil ou garrafa com água e um bordão ou pau que, mais que um elemento decorativo, é um objecto imprescindível para manterem o ritmo da marcha, apoiarem o corpo e facilitar a circulação nas mãos e braços.

 

- Como saber detalhes e contratar um programa ?

Inicie lendo os detalhes básicos contidos nas abas deste site. Após envie um email para zelia@vivasntiagodecompostela.com.br ou whatsapp para +55 (11) 991620128 fazendo suas perguntas e solicitando informações/detalhes.

 

- Como se processa o transporte das bagagens entre alojamentos?

Pela manhã entregará a bagagem na recepção, que será recolhida pelos nossos serviços e transportada até alojamento seguinte. Assim, após a caminhada, quando chegar ao hotel terá a sua bagagem à espera na receção. Com a documentação de viagem serão fornecidas todas as instruções e etiquetas para colocar na sua bagagem.

 

PARCEIROS:

screenshot_3-300x97.png viva-300x122.jpg

BRASIL

Tel: +55 11 9.9162-0128 (Whatsapp).

End: Rua Alvorada 735,

04550-003, Vila Olimpia,

São Paulo.

 

PORTUGAL

End: Rua da Bela Vista 79

2825-164, Caparica, Almada, Portugal

Tel: +351 913 869 260 (Whatsapp).

E-MAIL

zeliamferreira17@gmail.com

mcorreia@gmail.com

 

Caminhadas e Passeios

Caminho Porto - Santiago ( 230 km )  e Caminho Valença do Minho- Santiago ( 110 km) 

 

 

 

 

Viva Santiago de Compostela - Turismo em Portugal
Facebook
WhatsApp
YouTube
Blogger