Porque é importante fazer o caminho com conforto e segurança ?
A importância principal para se fazer o caminho é ter plenas condições de usufruir o ambiente de introspecção e espiritualidade que ele nos trás durante todo o percurso.
Por isso um repouso adequado em cada cidade que chegamos, ficando num hotel/pensão adequados, aliados ao fato de um esquema de orientação 24h/dia ( monitorado ou com peregrinos experientes por perto ) são quesitos fundamentais.
Não e necessário se dormir desconfortavelmente, se sofrer fisicamente, ter medo de se perder, ou falta de ajuda num momento critico.
O Caminho pode ser percorrido em qualquer altura do ano, no entanto os meses mais recomendáveis são, Março, Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro.
O Caminho Português de Santiago entre o Porto e Santiago está bem sinalizado. Em Portugal o modelo de sinalização são setas amarelas pintadas ao longo do percurso e que vão indicando as necessárias mudanças de direção. Em Espanha além das setas amarelas o caminho é sinalizado com azulejos onde está representada uma vieira, indicando a direção a seguir.
O mais importante é ter vontade! Com a reserva do itinerário enviaremos um conjunto de recomendações para a preparação da sua viagem.
São anos em que o dia de Santiago (25 de Julho) é um Domingo. Os anos Jacobeu acontecem ciclicamente a cada 6, 5, 6 e 11 anos. O último ano Jacobeu foi em 2010 e o próximo será em 2021.
A Credencial do Peregrino é um documento que o identificará como Peregrino ao longo de todo o percurso e na chegada a Santiago, constituindo a versão atual dos antigos salvo-condutos. Depois, durante a caminhada, irão colhendo nela carimbos dos Albergues, Igrejas, Polícia, entidades administrativas ou estabelecimentos comerciais que comprovem a passagem. chegar a Santiago apresente-a na Oficina do Peregrino, que fica muito próxima da Catedral e receberá a Compostela.
É um certificado do cumprimento da Peregrinação, outorgada pelo Secretário Capitular, válida apenas para quem tenha percorrido, pelo menos os últimos 100 km a pé ou a cavalo ou 200 km de bicicleta.
A Compostela é emitida na Oficina do Peregrino, situada na Rua do Villar, junto à Catedral de Santiago, mediante a apresentação pessoal da Credencial do Peregrino.
Qualquer pessoa que o deseje. A idade e a condição física não são condicionantes à realização desta experiência. É possível adaptar a extensão das etapas à condição física de cada pessoa. Contacte-nos para melhor planejar o seu Caminho.
E aconselhável, antes de iniciar o Caminho, efetuar alguma preparação física de modo a adaptar o organismo a caminhadas longas. Recomendamos que inicie a preparação com pelo menos um mês de antecedência, efetuando caminhadas diárias, cuja extensão deverá aumentar progressivamente.
Sim. O Caminho de Santiago pode ser realizado por apenas 1 pessoa. No Caminho encontrará certamente a companhia de outros Peregrinos.
Caso optem por transportar uma mochila às costas, esta deve ser impermeável, sem varas, reforçada nas costuras, almofadada nas costas, com um sistema de sujeição adaptável ao tipo de marcha e com a capacidade máxima de 45 litros ou 8 kg. Não há mochila leve que não se torne pesada ao fim de alguns quilómetros, nem tão completa que não se verifique sempre alguma falta. Podem acrescentar, se assim o entenderem telemóvel (com “roaming” + carregador), máquina fotográfica, mapa ou guia do Caminho e um bloco de notas e esferográfica. Não esqueçam o Bilhete de Identidade, Boletim de Saúde, Credencial do Peregrino, Cartão de Crédito e alguns Euros.
Quanto ao vestuário, para a caminhada, escolham 2 ou 3 pares de calças ou calções, 2 ou 3 “T-shirts” ou pólos de algodão, uma camisola para as noites frias ou um blusão de forro polar, várias mudas de meias e sem costuras, roupa interior e um impermeável (até no Verão é frequente a chuva).
Se tiverem a oportunidade de ter um carro de apoio, transportem apenas uma pequena mochila com água, alimentos, um estojo de primeiros socorros, uma muda de meias e um impermeável caso comece a chover. Quanto ao calçado um par de botas de “trekking” com impermeabilização , um ou dois números acima, bem usadas e cómodas (não as estreiem na caminhada) e calçado para o descanso ao fim de cada etapa. Não se aconselham sandálias.
Devem ainda incluir elementos para a higiene pessoal, toalha de banho, um chapéu, gorro ou boina, um cantil ou garrafa com água e um bordão ou pau que, mais que um elemento decorativo, é um objecto imprescindível para manterem o ritmo da marcha, apoiarem o corpo e facilitar a circulação nas mãos e braços.
Inicie lendo os detalhes básicos contidos nas abas deste site. Após envie um email para zelia@vivasntiagodecompostela.com.br ou whatsapp para +55 (11) 999366724 fazendo suas perguntas e solicitando informações/detalhes.
Pela manhã entregará a bagagem na recepção, que será recolhida pelos nossos serviços e transportada até alojamento seguinte. Assim, após a caminhada, quando chegar ao hotel terá a sua bagagem à espera na receção. Com a documentação de viagem serão fornecidas todas as instruções e etiquetas para colocar na sua bagagem.
Tel: +55 (11) 99936-6724 (WhatsApp)
Sorocaba - SP
Av Paraná 4495, Cajuru do Sul
CEP.: 18105-002
Tel: +351 913-869-260 (WhatsApp)
Rua da Bela Vista, 79
2825-164, Caparica, Almada
zeliamferreira17@gmail.com
Caminho Porto - Santiago ( 230 km ) e Caminho Valença do Minho- Santiago ( 110 km)
Caminhada a Santiago Compostela VALENÇA
Caminho à Santiago Compostela do PORTO
Passeios: LISBOA e PORTUGAL exclusivos