Carregando!

Conheça Coimbra

Publicado em: 01/10/2018
Conheça Coimbra

Coímbra foi a capital medieval de Portugal durante mais de cem anos, e é a sede da maior universidade do país durante os últimos cinco séculos. A sua cidade tem uma grande importância na história de Portugal.

A sua zona histórica encontra-se junto a um vale na margem do rio Mondego, e organiza-se de forma uma espécie de “estampagem” com todos os edifícios que trazem consigo quase um milênio de história, desde o Arco de Almedina, localizado ao pé da cidade, até à Torre do Relógio.

A Universidade dispõe de um conjunto de edifícios dos séculos XVI ao XVIII, onde se destacam lugares como a Torre do Relógio, a Capela de São Miguel ou a Biblioteca Joanina.

A Universidade Velha de Coímbra encontra-se instalada desde 1537, num dos edifícios do antigo Palácio Real (Real Paço de Coímbra), a residência real portuguesa mais antiga.

Os ditos edifícios foram restaurados e transformados em “Paço dos Estudos”.

Na realidade esta universidade portuguesa foi fundada no ano 1290 pelo Rei D. Dinis em Lisboa, mas foi transferida para Coímbra no ano 1537 por iniciativa de João III.


QUINTA DAS LÁGRIMAS

Existe um ditado popular que diz assim: “agora Inês é morta”, no entanto, o que a maioria das pessoas não conhece é a linda e trágica história de amor por trás dessa expressão.

Foi durante o século XIV que aconteceu em Portugal uma clássica.

Pedro era o filho do rei de Portugal, herdeiro do trono, e Inês uma aia que veio acompanhando a princesa espanhola D. Constança Manuel, futura esposa de Pedro. Mas, por acidente do destino, Pedro I e Inês de Castro acabam se apaixonando e iniciando um romance, dando início a um grande drama político.O rei não teve outra alternativa a não ser mandar exilar Inês no castelo de Albuquerque, na fronteira castelhana. Mas, apesar da distância entre o casal, o amor entre eles não se desfez. Algum tempo depois D. Constança faleceu durante o parto e então, viúvo, Pedro fez com que Inês regressasse e foi viver com ela na Quinta das Lágrimas em Coimbra, causando um grande escândalo na corte.

Então, pressionado pela corte, o rei D. Afonso IV manda que executem Inês de Castro, para dar fim ao problema de uma vez por todas.

Foi durante uma viagem de caça de D. Pedro que o assassinato aconteceu. Reza a lenda que foram as lágrimas derramadas por Inês durante a sua morte que deram origem à Fonte dos Amores, localizada nos fundos da Quinta das Lágrimas, e a todas as lendas que envolvem essa história.

 

torre dos Clérigos em Porto

E não perca também nossos completos e-books, relatando algumas historias de peregrinos, dicas sobre o caminho e um pouco da rica historia do Caminho de Santiago de Compostela.
https://www.vivasantiagodecompostela.com.br/
https://ebook.vivasantiagodecompostela.com.br/




 

PARCEIROS:

screenshot_3-300x97.png viva-300x122.jpg

BRASIL

Tel: +55 11 9.9162-0128 (Whatsapp).

End: Rua Alvorada 735,

04550-003, Vila Olimpia,

São Paulo.

 

PORTUGAL

End: Rua da Bela Vista 79

2825-164, Caparica, Almada, Portugal

Tel: +351 913 869 260 (Whatsapp).

E-MAIL

zeliamferreira17@gmail.com

mcorreia@gmail.com

 

Caminhadas e Passeios

Caminho Porto - Santiago ( 230 km )  e Caminho Valença do Minho- Santiago ( 110 km) 

 

 

 

 

Viva Santiago de Compostela - Turismo em Portugal
Facebook
WhatsApp
YouTube
Blogger