Carregando!

Conhecendo as comidas típicas de Portugal

Publicado em: 18/07/2019
Conhecendo as comidas típicas de Portugal

Com uma dieta mediterrânea, os portugueses consomem muitos peixes, frutos do mar, azeites, azeitonas e legumes. São raros os pratos em restaurantes que misturam carboidratos e há uma opção variada de entradas, sopas e sobremesas.

 

1. Sardinha

Muito presente nas festas de São João e de Santo Antônio, as sardinhas são feitas assadas na grelha e servidas normalmente com pimentões verdes assados e batatas cozidas. A sardinha assada faz parte da cultura portuguesa e está entres os principais pratos da sua gastronomia.

 

2. Bacalhau

O bacalhau é uma das comidas típicas de Portugal mais famosas, é o peixe mais consumido no país. Existem diversas formas de prepará-lo, como entrada ele é servido em forma de bolinho de bacalhau, pataniscas ou até mesmo cru (a punheta de bacalhau, como se fosse um ceviche).

 

Como prato principal, ele pode ser à Gomes de Sá, à Brás, com natas, assado com batatas, frito, com broa, dentre diversas outras maneiras.  Normalmente o peixe é mais barato do que a carne de gado e os portugueses comem realmente muito bacalhau, que além de ser muito saboroso, é bastante saudável. Uma delícia da culinária portuguesa!

 

3. Bolinho de bacalhau

Os bolinhos de bacalhau são uma relíquia de Portugal. Crocantes por fora e macios por dentro, normalmente são servidos como entrada.

 

4. Pataniscas

Já as pataniscas de bacalhau são bolinhos redondos, fritos e que levam farinha na sua produção, diferentes dos bolinhos de bacalhau que levam apenas batatas para dar a liga.

 

5. Punheta de Bacalhau

A punheta de bacalhau é como se fosse um ceviche de bacalhau. É servida como entrada e acompanha pão. É feita com o bacalhau cru, cebolas, alho, azeite e salsa.

 

Comidas “europeias” que só existem no Brasil

veja pratos que nós inventamos e levam nomes europeus!

 

Alheira

A alheira é um embutido (como se fosse uma linguiça), é defumada e pode ser feita com carnes de caça, porco ou aves. Podem ser fritas, assadas ou então envolvidas em massa folhada. É um prato delicioso!

 

 Francesinha

A francesinha (ah, a francesinha!) é uma comida típica de Portugal e um dos pratos mais gostosos do país. Todo turista que come o prato uma vez, quer voltar correndo para Portugal! Ele foi criado no Porto e no norte do país é onde se come melhor.

 

Todos os brasileiros que experimentam amam o sabor do prato que é feito com pão, bife, linguiça, bacon, queijo, presunto, ovo e um delicioso molho com vinho do Porto, tomate e pimenta pipi-piri. São servidas com batatas fritas.

 

PARCEIROS:

screenshot_3-300x97.png viva-300x122.jpg

BRASIL

Tel: +55 11 9.9162-0128 (Whatsapp).

End: Rua Alvorada 735,

04550-003, Vila Olimpia,

São Paulo.

 

PORTUGAL

End: Rua da Bela Vista 79

2825-164, Caparica, Almada, Portugal

Tel: +351 913 869 260 (Whatsapp).

E-MAIL

zeliamferreira17@gmail.com

mcorreia@gmail.com

 

Caminhadas e Passeios

Caminho Porto - Santiago ( 230 km )  e Caminho Valença do Minho- Santiago ( 110 km) 

 

 

 

 

Viva Santiago de Compostela - Turismo em Portugal
Facebook
WhatsApp
YouTube
Blogger