Publicado em: 14/07/2018 |
Os romanos pensavam que este era o ponto mais ocidental da terra e, portanto, era aqui que o mundo acabava. Era o finisterra.
Porque razão alguém viria ao fim do mundo?
Os cerca de 89 quilômetros que ligam o túmulo do apóstolo a Finisterra oferecem ao caminhante algumas das mais belas paisagens da Galiza, a calma e tranquilidade que se escapa no quotidiano e o encontro com peregrinos de todo o mundo.
Finisterra esconde o verdadeiro segredo da Costa da morte:
paisagens agrestes e praias impressionantes.
E a grande atração de todos os tempos:
o por do sol sobre a imensidão do oceano, o mar do fim do mundo.
Hoje, com o seu potentefarol, o Cabo Finisterra continua a exercer uma atração especial sobre os peregrinos do Caminho de Santiago, que só dão por terminada a sua viagem quando chegam ali.
Este lugar foi considerado durante séculos como o limite das terras conhecidas, a fronteira do Além, o Fim do Mundo.
É, muito provavelmente, o mais visitado da Europa e o mais próximo da América.
É o ponto mais ocidental da Europa, formado por uma torre octogonal, a casa do faroleiro e uma praça de homenagens oferecida ao general San Martín e que se denomina Praça da República Argentina.
Diz-se que, nos dias claros, é possível observar a fronteira com Portugal. É conhecido por todos os navegantes do mundo, pela sua importância como meio de aviso da proximidade de uma costa muito perigosa (a sua luz chega a atingir 65 Km de comprimento), assim como pela fama de traiçoeira que esta zona marítima tem.
O conceito de "fim da terra" é também um aliciante para empreender o Caminho de Santiago, porque todo o caminhante deseja chegar sempre um pouco mais longe, até ao final do caminho.
Tel: +55 11 9.9162-0128 (Whatsapp).
End: Rua Alvorada 735,
04550-003, Vila Olimpia,
São Paulo.
End: Rua da Bela Vista 79
2825-164, Caparica, Almada, Portugal
Tel: +351 913 869 260 (Whatsapp).
zeliamferreira17@gmail.com
mcorreia@gmail.com
Caminho Porto - Santiago ( 230 km ) e Caminho Valença do Minho- Santiago ( 110 km)