Publicado em: 02/05/2018 |
A intenção deste conteúdo é lhes dar algumas sugestões, baseadas na nossa experiência de levar grupos, e também no conceito de Turisgrino de nosso programa.
A peregrinação a Santiago de Compostela é um desafio físico e mental e por isso temos de nos preparar adequadamente.
Preparação antes de viajar :
Como comentado anteriormente a preparação é uma “delicia”pois ela é estimulada pela nossa curiosidade . Assim a busca de informações , leituras, rodas de conversas, etc nos leva para sonhos e expectativas prazerosas .
Básicamente de 3 a 4 meses antes inicie os treinamentos, já com o material que irá usar no Caminho ( botas cano curto, meias, chapéu, camisas, etc) .
O ideal é montar grupo de amigos/familiares e fazer caminhadas, inicialmente nos fins de semana, na faixa de 6 a 10 Km.
Depois, faltando uns 2 meses, aumente para 10 as 15 km, fazendo uma no sábado e outra no domingo, pois o mais importante não é somente a distancia e sim a repetição dia a dia.
Vestuário
A seguir mostramos tabela com temperatura nos vários meses , Norte Portugal e Galicia
Vejam que nos meses de Maio e Setembro, quando os grupos caminham , a temperatura varia de 20-21 ( min) e 27-29 ( max ) graus centigrados
Use vestuários adaptado para a temperatura esperada, bem como use bonés ou chapéus para evitar a luz direta do sol sobre a cabeça, evitando insolações.
Existem pessoas que gostam de usar um bordão ou stick de caminhada. Outras não. Isso deve ser testado no período de preparação que antecede a viagem
Calçado
É importante que sejam “amaciados”, em caminhadas preparatórias.
Existem várias opções: tenis, bota de cana curto e bota de cano longo.
Como avanço da tecnologia de calçados para trilha hoje o peso dos tenis de equivale ao das botas de cano curto.
Por isso, e em função de nossa experiência de levar caminhantes para fazerem o caminho de Santiago, á vários anos, a nossa sugestão é: bota de cano curto.
As botas, de cano curto, por terem um cano mais longo que os tenis, protegem o tornozelo, e por isso, podem ser usados para práticas mais longas (mais de um dia) e em terrenos com imperfeições.
As botas de cano curto também são indicadas também para principiantes que ainda não têm um tônus muscular tão bem desenvolvidos e, por esse motivo, necessitam de mais suporte na hora da caminhada.
Deve-se tambem levar também chinelos ou sandálias para descansar o pé ao final da etapa e “arejar” o pé no caso de bolhas ou feridas.
Meias
Outro fator importante para minimizar problemas nos pés durante a caminhada, além do calçado ( sugerimos bota cano curto) é a meia.
A meia adequada é fabricada em Coolmax e algodão e foi tecnicamente desenvolvida com uma exclusiva fibra de quatro canais (Coolmax).
Quando o corpo transpira, esta fibra especial entra em ação, transportando a umidade para a superficie externa do tecido, onde evapora rapidamente, deixando seus pés secos. Esse processo permite a regulagem da temperatura dos pés e também é muito eficiente na diminuição da formação de bolhas.
Mochila
Como teremos sempre a VAN nos apoiando a mochila a ser usada é para transporte de uma garrafa de agua, um pequeno lanche , frutas e produtos de uso pessoal
Técnicas para caminhar
Antes de começar a caminhada diária, faça alguns alongamentos.
Comece com um ritmo suave, nunca correndo, até que o corpo esquente. Depois a marcha deve ser regular e contínua.
Mantenha sempre um ritmo que seja confortável para si. Caminhar tem que ser tão natural quanto respirar, o que fazemos sem perceber.
Em terreno plano, ir ao nosso ritmo normal, nem muito longo nem muito curto em subida, com passo curto e lento e apoiar o pé com toda a planta no solo, para evitar a sobrecarga determinadas áreas.
Em descidas íngremes apoie bem o pé para não escorregar.
Se estamos na companhia de alguém que tem o ritmo mais rápido, não o devemos tentar seguir, pois em poucas horas ficará muscularmente exausto.
Hidratação
Uma boa hidratação é absolutamente fundamental, antes, durante e depois da caminhada (beber uma quantidade equivalente a um copo de água a cada 40 minutos durante a etapa. Total de 2 litros de água / dia).
Beba antes mesmo de ter sede. Beber pode ajudar a evitar problemas musculares, como cãibras.
Nunca caminhe mais de 10 km sem beber água.
Paragens / pausas
As pausas além de permitirem ver monumentos, conversar com pessoas da região, beber agua e se alimentar ( (nozes, chocolate, frutas, barras de energia ), propiciam um descanso ao corpo, o que permitirá facilitar a caminhada em termos de distancia a ser percorrida
Ao parar , 05 a 15 min , cada 2 horas, procure um lugar fresco à sombra e solte os sapatos colocando os pés para cima.
Tel: +55 (11)99162-0128 (WhatsApp)
Sorocaba - SP
Av Paraná 4495, Cajuru do Sul
CEP.: 18105-002
Tel: +351 913-869-260 (WhatsApp)
Av. da República 2470
Vila Nova de Gaia, Portugal
zeliamferreira17@gmail.com
Caminho Porto - Santiago ( 230 km ) e Caminho Valença do Minho- Santiago ( 110 km)
Caminhada Ponferrada a Santiago Compostela (210 km)
Passeios: LISBOA e PORTUGAL exclusivos